1-Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.
Dois dos exemplos dos métodos contraceptivos reversíveis são: os preservativos, o DIU(...)
Dois dos métodos contraceptivos irreversíveis são: laqueação de trompas, vasectomia.
2-Explica um exemplo de Método Natural (ex. método da temperatura, método do calendário, método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido)
Método do Calendário:
Este método consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a duração dos ciclos mestruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulução e é mais provável que aconteça uma gravidez. Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26-18=8 e 30-11=19. Isto quer dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais, ou querendo-o , terá de utilizar um outro método contraceptivo. Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a mestruação.
3-Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.
A pílula é um método contraceptivo muito eficaz para a prevenção de uma gravidez. Contém hormonas sintéticas semelhantes às produzidas pelos ovários. No entanto, a pílula só é completamente eficaz se o sexo feminino as tomar de forma continua. A pílula correctamente utilizada evita uma gravidez em qualquer altura. Isto devido a pílula ser um inibidor da ovulação (se não exise óvulo, não pode haver fecundação) e diminui a espessura da camada de revestimento interno do útero (endométrio), tornando o muco vaginal mais grosso, para dificultar a entrada dos espermatozóides. A pílula só pode ser utilizada depois de a interessada ser vista por um médico(genecologista), sendo ele a receitar as pílulas.
Vantagens da pílula:
prevenção de uma gravidez não desejada,
normalização do ciclo menstrual,
menstruações menos abundantes e menos dolorosas,
algumas pílulas têm também aplicações dermatológicas- diminuem o acne,
não interfere com a relação sexual,
diminui o risco da Doença Inflamatória Pélvica,
reduz 50% o risco de cancro do ovário e do endométrio,
diminui a incidência de quistos funcionais do ovário,
método prático e fácil.
Desvantagens da pílula: